Roteiro Turístico

Lamas é uma freguesia localizada no Distrito de Coimbra, concelho de MIranda do Corvo. Trata-se de uma Freguesia muito antiga,  sendo que não faltam motivos para uma visita a esta terra.
Conhecida no passado pelo nome de Divino Espírito Santo de Lamas, esta freguesia é conhecida pelas suas soalheiras encostas dos seus montes, onde se produz um capitoso e aromático vinho que se caracteriza pelo forte teor alcoólico e elevado extracto seco, sendo por isso apreciado.
 
A igreja Paroquial tem por titular o Espírito Santo. O actual edifício é uma reconstrução do séc. XIX. Desde 1733 que se instava pela substituição da velha igreja, mas só em 1796 se começou a tratar a sério do assunto e em 1804 arrematou-se a obra por 2.600$000 reis. Em 1807 estava pronta, pois neste ano o juiz da igreja prestou contas perante a autoridade eclesiástica. Estava pois ainda fresca quando passou o turbilhão invasor francês, sendo saqueada e incendiada. No final de 1811 o cura Manuel Fernandes intentou a sua reconstrução oficialmente. Nos lugares da freguesia pode apreciar as várias capelas, fontes e cursos de água. Esta é uma terra rica em tradições, festas, artesanato e gastronomia, onde destacamos a Tapeçaria, rendas e bordados, a Chafana, sopa de casamento, negalhos e arroz-doce, assim como a Festa do Senhor (corpo de Deus), S. Antonio em 15 de agosto, S. Sebastião em janeiro, S. Clemente domingo após 23 de novembro, Nossa Senhora da Ajuda fins de agosto, N. Senhora do Socorro ultimo domingo de julho, Santo Antonio fins de julho e São Miguel fins de setembro.
 
Muito mais se pode visitar nesta Freguesia, mas, além do património natural e monumental, Lamas é possuidora de muitas tradições e uma terra de gente hospitaleira, proporcionando aos visitantes uma agradavel visita.